Esse é um dos assuntos que a maioria dos empresários não gosta nem de pensar, mas é um indicador muito importante para o andamento seguro da sua empresa.
O Ponto de Equilíbrio tem o objetivo de informar ao empresário o faturamento mínimo que a empresa precisa ter para cobrir os gastos do negócio em um determinado período, ou seja, quando a empresa atinge o Ponto de Equilíbrio ela apresenta lucro zero e é esse o momento em que o faturamento cobre as despesas sem sobrar nada para o negócio.
É através dele que o gestor vai descobrir quanto precisa vender para que sua empresa não termine o mês no prejuízo e quanto ela precisa faturar para que o negócio se torne lucrativo.
A ideia de que quanto mais eu vender mais lucro terei não vai fazer sentido se você não atingiu no mínimo seu Ponto de Equilíbrio. Depois desse ponto é que a empresa vai começar a visualizar o lucro.
Com essa ferramenta o gestor consegue manter o negócio seguro. Alcançar o Ponto de Equilíbrio pode ser considerado como a meta principal de cada mês, e depois dela é que as metas de lucro podem ser atingidas. Também é importante salientar que ao atingir o Ponto de Equilíbrio a empresa estará com suas contas garantidas, mas não estará apresentando lucro algum.
Esse cálculo deve ser realizado antes de começar uma operação, antes de abrir a empresa ou antes de fazer o planejamento do negócio. Sabendo qual é o Ponto de Equilíbrio o empresário consegue verificar a possibilidade de o futuro empreendimento gerar lucro ou não.
Por exemplo, se ficar determinado que para alcançar o Ponto de Equilíbrio a empresa precisa fabricar e vender 1000 copos por dia, mas a capacidade produtiva for de 900 copos, certamente a operação vai gerar prejuízo e, portanto, precisa ser revista antes mesmo de começar.
Uma empresa que não conhece seu Ponto de Equilíbrio corre o risco de trabalhar acumulando prejuízos. Portanto você como gestor precisa compreender a importância do Ponto de Equilíbrio para a empresa, a fim de saber que estratégia terá que tomar para fazer seu negócio trabalhar gerando lucro.
Com essa informação nas mãos o empresário tem mais segurança para traçar suas metas de venda e de compra. Conhecer o Ponto de Equilíbrio permite ao gestor traçar estratégia ao longo do período para alcançar e ultrapassar essa meta.
Do mesmo modo se o empresário não tiver conhecimento dessa informação será o mesmo que pegar um veículo e sair andando sem saber se o combustível que ele tem vai fazer ele alcançar o ponto que deseja. Nesse caso ele vai simplesmente poder ir andando e ver no final o que acontece e eu tenho certeza que você não quer isso para sua empresa.
Visite o meu site: https://geisadalmagro.com.br/