A Agente de Endemias do município encontrou durante esta semana larvas de mosquito nos bairros Fátima e Jardim Cidade Alta. O material recolhido foi enviado para o Laboratório Central do Estado, que dará o parecer se as larvas encontradas são ou não do mosquito Aedes Aegipty, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. O resultado deve chegar em no máximo 20 dias.
A Secretaria Municipal da Saúde e Meio Ambiente alerta a população de que vários municípios da Região registraram casos de Dengue nas últimas semanas. Por isso, é pedido que as conhecidas medidas de prevenção a proliferação do mosquito sejam adotadas. “Pedimos cooperação da população, para que previnam a proliferação, eliminando água parada em embalagens, potes, pratos de plantas, garrafas, pneus e nos pátios das residências. Vivemos um momento delicado em virtude da pandemia provocada pela Covid-19. Não queremos que outra doença traga problemas para nossos munícipes” pontua titular da pasta de Saúde e Meio Ambiente, Jayana Zanuzo.
A fiscalização segue ocorrendo através da agente de endemias, que visita as residências no município, identificando possíveis focos. Além disso, é feito um trabalho de fiscalização e conscientização, por parte das agentes comunitárias de saúde.
Dicas para prevenir a proliferação do mosquito:
- Retirar água dos pneus;
- Tampe os toneis e caixas d’água;
- Coloque areia nos vasinhos de plantas;
- Mantenha as calhas sempre limpas;
- Mantenha a lixeira bem fechada;
- Mantenha a água da piscina tratada;
- Lave com frequência o pote de água do seu animal de estimação;
- Tire o excesso de água das floreiras;
- Observar o acúmulo de água nas plantas em jardins (bromélias)
- Descarte de todo tipo de material/recipiente que possa acumular água, como tampas de garrafas, potes plásticos, latas, sacos plásticos, entre outros materiais.
- Para amenizar e eliminar focos de mosquito é orientado a aplicação de 2 ml da solução de água sanitária em um litro de água em plantas, principalmente as que acumulam água entre as folhas, como as bromélias. Essa solução não é prejudicial às plantas e evitará o desenvolvimento da larva do mosquito.